Luciane Wendt, de Estrela, RS, nos passa suas impressões de estagiária “Au Pair” no Sul da Alemanha

Ein Erfahrungsbericht von Luciane Wendt:

“Meu nome é Luciane sou natural de Estrela no Rio Grande do Sul. Em 1998 fui para Alemanha como Au-pair, morei na cidade de Remseck am Neckar a 12km da capital Stuttgart do Estado de Baden Württemberg. Inicialmente o que me chamou muito a atenção foi o transporte público, pois os trens, metros e ônibus são muito pontuais e não há catracas, então a pessoa que utiliza o transporte tem consciência de que precisa pagar pelo serviço.

Outro aspecto foi a faixa de pedestre que é bastante respeitada, enquanto o semáforo não estiver verde o pedestre não a cruzará independente de ter um carro nessa direção ou não. Ao manobrar para estacionar o carro, as pessoas que estão atrás nos permitem fazê-lo com calma, sem buzinar.

Alguns estacionamentos na rua são pagos, desloca-se até a máquina, paga, retira seu ticket/bilhete e coloca no painel do carro. Caso necessite de mais tempo basta complementá-lo. O posto de combustível na Alemanha não possui frentista, cada usuário abastece seu carro, vai até o caixa, paga e sai tranquilamente.

Os parques são muito utilizados, seja para ir a um Biergarten, para fazer um piquenique, ler um livro. Os mesmos são organizados, limpos, bonitos e seguros. Na alimentação sinto muita falta de comer Bretzel, um pão salgado em formato de 8, que pode ser comido cortado ao meio com manteiga. Por fim, um hábito que adquiri para mim, foi de utilizar sacolas de pano para fazer as compras ou transportar qualquer outro item.”

 

Vielen Danke liebe Luciane für Deine Eindrücke aus Deutschland! Und damit entlasse ich Sie ins Wochenende und wünsche Ihnen eine schöne Zeit,

es grüßt Sie Ihre Anja Dulliusv in Estrela, RS