O povo pomerano tem muitas peculiaridades e também crenças, para quem olha de fora, no mínimo curiosas. Entre estes elementos também podem ser incluídos o “Schutzbraif” (Carta de Proteção), o “Himmelsbraif” (Carta do Céu) e o “Engelsbraif” (Carta dos Anjos), que se constituíam em uma espécie de amuleto com poderes mágicos de proteção.
Na verdade um ou outro destes costumava ser utilizado de acordo com a convicção do seu portador. Na Carta dos Anjos havia a figura de um anjo, o texto estava escrito em letra gótica antiga que a maioria sequer conseguia ler. Na verdade o “Schutzbraif” tinha uma função semelhante ao que entre os cristãos católicos têm aquelas correntinhas de pescoço com as imagens dos santos.
Muitos pomeranos antigos realmente acreditavam que, se tivessem uma carta de proteção no bolso, mesmo que alguém tentasse golpeá-los com uma faca ou tentasse atingi-lo com um arma de fogo, sempre estariam protegidos. Eles realmente acreditavam no poder mágico destes amuletos. Inicialmente apenas havia os modelos impressos em língua alemã.
Posteriormente foram surgindo outros modelos, com a mesma configuração, porém já traduzidos para a língua portuguesa. Mas, havia também os manuscritos, com a transcrição de um pequeno texto. Como facilmente se pode deduzir, tudo isto fazia parte de um costume muito combatida pelos pastores alemães, mas que, mesmo assim, há séculos vem sobrevivendo nas famílias dos defensores destas crenças. As pessoas ainda hoje os conservavam com muito carinho ou até os expõem nas paredes na forma de um quadro emoldurado.
*Ivan Seibel, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >