Depois de 1945 os dois terços orientais do território deste antigo ducado foram incorporados à Polônia, enquanto que a terça parte ocidental passou a integrar a República Democrática Alemã. Assim, por exemplo, o fato da atual população de Stettin ter pouquíssimas informações sobre os pomeranos é facilmente explicável pela LIMPEZA ÉTNICA ocorrida depois de 1945.
A população de dois milhões de habitantes saída da Pomerania oriental anexada pela Polônia foi substituída por poloneses, que também tinham sido deslocados do território polonês oriental anexado pela Rússia. Depois disto, os cerca de 50 mil pomeranos que lá permaneceram terminaram se misturando com poloneses e eslavos de outras etnias em um processo de miscigenação quase compulsório.
Em função disto, também terminaram “esquecendo” o seu passado pomerano. Na própria Mecklenburg-Vorpommern, enquanto integrante da República Democrática Alemã comunista era proibido falar em POMERANOS. Imaginem isto durante 45 anos. É por isto que a lembrança da história e das tradições pomeranas praticamente desapareceu daquelas regiões.
*Ivan Seibel, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >
Acessse o Informativo > https://folhapomeranaexpress.blogspot.com.br/