Há fatores que predispõem e outros que desencadeiam este tipo de tumor: Entre as causas predisponentes, podemos citar os fatores familiares, isto é, históricos deste tipo de câncer na família, como também a pele, o cabelo e olhos claros.
Portanto, a presença destes fatores requer que se aumente os cuidados com a pele, ou seja, que se melhore a proteção contra os fatores desencadeantes. Como já há uma série de trabalhos publicados evidenciando os efeitos maléficos da exposição intensa ao sol (seja no trabalho, na lavoura ou no veraneio), a presença de cicatrizes ou outras lesões de pele, conhecidas como leucoplasias, ceratoses ou também as manchas escuras, requerem uma observação cuidadosa e contínua.
Convém também alertar que o bronzeamento intenso, com o passar dos anos, contrariando as aspirações estéticas de qualquer mulher ou homem, leva a um envelhecimento precoce da pele. Produtos químicos como benzeno e hidrocarbonetos, como também o próprio tabagismo pode desencadear o câncer de pele. Na presença de qualquer lesão suspeita, deve-se procurar por ajuda médica o mais rápido possível.