Com que música se identifica o pomerano de hoje? – por Ivan Seibel*

Ainda nos dias atuais o gosto pelo som da concertina, um instrumento musical pomerano típico continua sendo repassado de geração em geração. O “momento da concertina”, nos finais de semana é o momento em que muitas rádios transmitem esta música da qual tantos gostam.

Em muitas igrejas com frequência o instrumento musical continua sendo a de sopro. É o trombone. É uma música triste, mas como música sacra continua fazendo parte do repertório das igrejas. Em compensação, aquela que chega a toda à população no dia a dia, segue sendo a da concertina. Mas, o pomerano também aprecia a música sertaneja.

Com ela se identifica, sim. Sobretudo porque, ao contrário da maioria das cidades brasileiras, nestas regiões de colonização pomerana, a economia continua sendo essencialmente agrícola. Se a economia principal está baseada na agricultura, esta, de certa forma não deixa de ser sertaneja. Com isto, apenar das controvérsias, a música popular pomerana, cantada em pomerano, mas, com características sertanejas, também passa a ser cada vez mais ouvida.

*Ivan Seibel, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >