Estudante do Instituto de Educação Ivoti, RS, classifica-se para a final de concurso de debate em língua alemã, no Chile

Curitiba, PR – A aluna Ana Júlia Holler, do 3° ano do Ensino Médio do IEI (Instituto de Educação Ivoti), alcançou a segunda colocação na etapa nacional do concurso „Jugend debattiert Brasilien“ (Jovens debatem o Brasil) e agora vai representar a instituição na fase final da América do Sul. A final brasileira foi realizada nos dias 29 (quinta-feira) e 30 (sexta-feira) de setembro, no Colégio Suíço-Brasileiro, em Curitiba, Paraná.

Além de Ana, Milena Bender Holdefer, do 3° ano do Curso Normal do IEI, também conquistou um ótimo resultado na competição. Dos 28 debatedores de 14 escolas com aulas de Língua Alemã do Brasil inteiro, ambas as estudantes ficaram entre os oito selecionados da semi-final. “As alunas debateram com muita propriedade e segurança na Língua Alemã. Elas se prepararam bastante e todo o esforço foi recompensado. As duas são vencedoras, pois se classificaram dentre tantos participantes”, salientou a professora Jaqueline Schabarum, que acompanhou a dupla.


Milena Bender Holderfer e Ana Júlia Holler comemoram com a Profa. Jaquline Schabarum. Foto Divulgação

Entre os dias 19 e 21 de outubro, Ana Júlia viaja para Santiago, no Chile, para disputar a final sulamericana. Jaqueline afirma a importância desses resultados na terceira maior competição escolar da Alemanha: Em situações como estas vemos o quão importante é a Língua Alemã e quantas boas oportunidades ela oferece! Estou muito orgulhosa de minhas alunas!”, frisa.

O concurso acontece de forma regional desde 2012 no Brasil. Em 2014, iniciariam as etapas nacionais. Na Alemanha, o „Jugend debattiert“ é um tradicional evento organizado com o patrocínio do presidente do país há muitos anos.

Entenda como funciona a competição

Sob a direção de Wolfgang Theis e Gabriele Metz-Klein (coordenadores da disciplina de Língua Alemã), o „Jugend debattiert“ foi dividido em três rodadas com as seguintes perguntas:

– Alunos a partir da 8ª série devem ser obrigados a fazer uma carteira de habilitação para o uso das redes sociais?

– O número de carros por família deveria ser reduzido a um?

– Professores devem ser avaliados pelos seus alunos?

Respondendo e argumentando sobre estes questionamentos, os alunos foram separados em dois “prós” e dois “contras” e seguiram com debates de 24 minutos (2 minutos de introdução para cada debatedor, 12 minutos de debate sem ordem definida e 1 minuto de conclusão para cada debatedor).

Confira a colocação final da etapa nacional:

Francisco Arid – Colégio Benjamin Constant/ São Paulo: 1º lugar

Ana Julia Holler – Instituto de Educação Ivoti: 2º lugar

Julia Palma – Colégio Benjamin Constant: 3º lugar

Henrique Bittner da Silva – Colégio Cruzeiro Jacarepaguá/ Rio de Janeiro: 3º lugar


Fonte:

 

Bianca Renate Dilly
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