por: Ana Carolina Becker
Data: 02/04/2017 | 10:00
O Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires realiza até a quinta-feira, 6 de abril, a Semana da Língua Alemã, incentivada pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e Luxemburgo.
Foto: Alan Faleiro / Arquivo FM Ponto alto da programação ocorre na comunidade de Linha Andréas na quarta-feira
De acordo com o professor de Língua Alemã da instituição, Adilsom Eskelsen, a semana ocorre em todo o Brasil, em diversas universidades, escolas e institutos, com o objetivo de oferecer aos brasileiros a oportunidade de conhecer melhor o idioma e a cultura alemã. Foram programadas atividades ao longo da semana, com apoio do Instituto Goethe, de Porto Alegre. ‘Além da língua, também serão abordadas a culinária, a história, a literatura e, até mesmo, a imigração alemã em Venâncio Aires e região’, explica Eskelsen.
Na quarta-feira, 29, as professores Mônica Krause Eskelsen e Vanilda Macedo reuniram-se com alunos da Escola Alfredo Scherer – educandário que possui a Língua Alemã no currículo – para cantarem Kinderlieder, conhecidas como canções infantis em alemão. No entanto, a Semana de Língua Alemã começou oficialmente nesta sexta-feira, 31, com uma oficina culinária onde foi feito e degustado um Strudel de maçãs.
Segundo o professor, Adilsom Eskelsen, no Instituto os alunos aprendem três idiomas: alemão, espanhol e inglês: ‘Embora seja um Curso Técnico, nós defendemos a importância da formação integral’, completa. Para ele, os idiomas servem para entender o mundo e compreender melhor o próximo. ‘Os problemas que enfrentamos com o fundamentalismo, aversão ao estrangeiro, poderia ser amenizado se conhecêssemos mais a cultura e é através da língua que isso ocorre’ destaca.
LINHA ANDRÉAS
O ponto alto da programação ocorrerá na quarta-feira, quando será realizada a palestra ‘Leitura – um hábito que veio na bagagem dos imigrantes’, a partir das 14h, na Biblioteca da Associação de Leitura, Canto e Jovialidade, de Linha Andréas. Na oportunidade, alunos do IFSul e a comunidade estarão reunidos para ouvir a palestra da professora Lissi Bender Azambuja, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). ‘Nós vamos estudar a língua não só como um passaporte para a Alemanha, mas para o venâncio-airense se conhecer melhor’, afirma.
As atividades realizadas são abertas à comunidade.