Proposta a criação da Rota Caminhos da Neve

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do RS, aprovou, por unanimidade a realização de Audiência Pública com a finalidade de debater a “Rota Caminhos da Neve”. Rodovia localizada entre o município de Bom Jesus – RS e São Joaquim – SC que encurta em mais de 120km a distância entre a Serra Gaúcha e Serra Catarinense e interliga Gramado a Florianópolis por um caminho mais curto. Foram convidados para a audiência representantes dos Governos do RS e SC, Prefeitos, Vereadores, Integrantes de Conselhos, Líderes de Entidades de Classe, Empreendedores do Trade Turístico, Produtores Rurais e demais interessados no debate.

A conclusão da rota impulsionará a economia de mais de 20 municípios localizados entre a BR-116 e BR-101 e que são responsáveis por mais de 85% da produção de maçãs do Brasil e outras frutas, como a uva, onde tem se destacado a produção dos vinhos de altitude. A produção primária da região da Rota Caminhos da Neve já ultrapassa R$ 1 Bilhão e o incremento previsto para o trade turístico será de mais de R$ 100 Milhões, oriundos de mais de 500 mil turistas que optarão em conhecer essa nova alternativa logística do sul do Brasil.

A audiência pública foi realizada no dia 16 de maio, na Assembléia Legislativa, Porto Alegre e o vereador Jaziel de Aguiar Pereira, de Bom Jesus, idealizador da iniciativa agradeceu a todas as pessoas que participaram e a imprensa, que de forma maciça divulgou a Audiência Pública sobre a Rota Caminhos da Neve. A Secretária de Turismo do RS, Abigail Pereira, prometeu empenho em incluir essa estrada nas obras da Copa e também no Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para economizarmos tempo e burocracia. Os articuladores esperam ainda que a imprensa do RS e SC continue acompanhando bem de perto essa ação.

Fonte: Nelci Seibel – Newsletter, 20 05 2013
Contato: nseibel@terra.com.br