Uma reflexão por Eckhard Enst Kupfer 

Foi há cerca de 15 anos, estávamos sentados em um ônibus que nos levou de um lugar no sul para o próximo centro de conferências da FECCAB (Federação Centro Cultural Alemanha Brasil).

Durante uma conversa com o organizador do site “brasilalemanha.com.br” e do programa de rádio AHAI (A Hora Alemã Internacional), Silvio Rockenbach, ele me convidou para enviar um comentário ao seu programa, que transmite todos os domingos durante uma hora um programa de notícias, informações e música em 20 diferentes estações de rádio do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além do meu trabalho jornalístico para o Brasil Post, essa foi uma segunda tarefa que eu gostava de fazer semanalmente. Silvio Rockenbach, jornalista com muitos anos de experiência, foi redator da Deutsche Welle em Colônia, de volta ao Brasil tornou-se assessor de imprensa do Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, até sua aposentadoria. Mas já ao mesmo tempo ele desenvolveu tanto a plataforma de informação quanto o programa de rádio, que foi então transmitido por muitas estações. Ele se tornou parte integrante da comunidade alemã no Brasil e foi um criador de programas reconhecidos e muito
consultados. Na sexta-feira nós, que trabalhamos com ele, recebemos a triste notícia que Silvio Rockenbach nos deixou. Embora tivéssemos ouvido por várias semanas que ele estava internado e, portanto, o programa de rádio foi interrompido, esperávamos firmemente sua recuperação e a continuação desse importante trabalho de comunicação.

Infelizmente, as coisas acabaram de forma diferente. Ele nos deixou aos 79 anos.
Não é uma frase vazia quando escrevo que ele deixou uma grande lacuna que não será fácil de preencher, mas lamentamos especialmente a ausência desse jornalista positivo, que sempre buscou novos caminhos e contatos e foi um elo firme dentro das comunidades alemãs, muito heterogêneo no Brasil. Este lugar permanecerá vazio por um longo tempo. Silvio fará falta, especialmente tendo em vista os eventos planejados para 200 anos de imigração em 2024.
Lembro-me de 640 comentários que escrevi, gravei e distribuí durante esse tempo e
que encontraram um público amplo graças a Silvio Rockenbach.

A lembrança dele como importante jornalista teuto-brasileiro ficará para sempre.

Leia também em alemão: